Intolerância Religiosa

   No mundo contemporâneo, vivemos uma diversidade imensa de conceitos religiosos e doutrinários, que vão muito além da nossa capacidade de entendimento, e para uma grande parcela de pessoas, da aceitação e respeito ao próximo. A intolerância existe por vários motivos, entre eles, culturas diversas e a religião.
   Conhecer outras culturas, povos, países, nos coloca-nos em condições de perceber algumas razões para entendermos pontos de vista divergentes, e que muitas vezes não são errados, e sim diferentes.
   A intolerância religiosa em muitas situações, por incrível que pareça acontece em nome de Deus. Preconceitos, conflitos e até as guerras civis, são decorrentes desta intolerância, que em muitas situações usa-se a religião como motivo, mas o que esta por trás deste pano de fundo, são interesses políticos, financeiros.
   Defender um ponto de vista doutrinário ou cultural é direito de qualquer indivíduo, porém é importante saber, qual é o limite para tal defesa. O respeito ao próximo é um princípio sublime, e temos o dever e a obrigação de alcançá-lo. Assim
pode-se ter um início de diálogo entre as variados pensamentos teológicos em nossa sociedade.

2 comentários:

  1. muito bom esse texto. Nos faz refletir sobre muita coisa.

    ResponderExcluir
  2. Realmente a intolerancia é um caso serio a se pensar.

    ResponderExcluir